head_iot.JPG

MANIFESTO DA AURESIDE SOBRE A INTERNET DAS COISAS

 

A AURESIDE entende que a Internet das Coisas está diretamente relacionada com o presente e o futuro da Automação Residencial e sente como parte da sua missão trazer a Internet das Coisas mais para perto de seus associados, fabricantes e integradores.

Antecipamos uma muito provável convergência das atuais soluções para um conjunto de equipamentos de variados fabricantes criando o meio ambiente da Casa Inteligente, que por sua vez fará parte das Cidades Inteligentes.

 

Entendemos a Internet das Coisas como sendo um ecossistema formado por equipamentos e serviços que visa aumentar exponencialmente a quantidade de dados disponíveis, quebrando barreiras de marca ou de localização geográfica, para que estes dados possam ser tratados em plataformas na Nuvem, que, por sua vez, serão utilizados em aplicações inovadoras e até disruptivas, comandando ações em qualquer lugar do planeta.

iot22.jpg

A Internet das Coisas também afetará os planos de negócios de todos os envolvidos em Automação Residencial, posto que o foco de receita deverá passar da venda pontual para a prestação continuada de serviços. Entendemos, ainda, que a Internet das Coisas está em sua fase de desenvolvimento de conceitos e definição de padrões, não tendo ainda uma forma clara e padronizada de utilização.

A Internet das Coisas envolve várias áreas de desenvolvimento tecnológico e vemos a Automação Residencial como uma das  precursoras em várias delas. Sensores, atuadores, redes de comunicação, gateways e centrais locais de processamento são equipamentos e tecnologias que constam de qualquer sistema de Automação Residencial desde sua concepção. Entendemos, assim, que a Automação Residencial (através de seus fabricantes e integradores) deve ser uma das participantes ativas nas definições e desenvolvimentos da Internet das Coisas.

ai.jpeg
iot7.png

Sabemos que o papel da AURESIDE, como associação representativa dos fabricantes e integradores de Automação Residencial e Predial, é promover também o conhecimento de áreas correlatas, colaborando para o sucesso empresarial de nossos associados.

 

Com este intuito, a AURESIDE já vem desenvolvendo atividades relacionadas com a divulgação e aculturamento de seus associados e dos clientes finais quanto à Internet das Coisas através de blogs, palestras e congressos.

 

Como associação representativa de fabricantes e integradores de Automação Residencial e Predial, AURESIDE oferece aos seus associados os canais e meios para que acompanhem o desenvolvimento deste novo ecossistema e para que o considerem em seu planejamento estratégico.

 

Ao longo de 2018 e nos próximos anos,  ofereceremos cursos e palestras para nossos associados integradores, visando dar um embasamento tecnológico suficiente para que incluam em seu escopo de serviço e de conhecimento os princípios da Internet das Coisas e sua participação na Automação Residencial.

 

Aos associados fabricantes continuaremos a reportar as novidades do mercado e como elas afetam suas áreas de atuação e ofereceremos workshops e consultorias para que possam preparar suas próprias análises e planos de negócios visando embarcarem na Internet das Coisas.

 

A visão da AURESIDE é que a Internet das Coisas permeará o dia-a-dia dos cidadãos em seus objetos pessoais e seus eletrodomésticos, seus sistemas de áudio e vídeo e seus sistemas de automação e segurança. Estes últimos não serão descaracterizados, mas ganharão um novo universo de integração e funcionalidade.

 

Os integradores deverão ter características multidisciplinares, aumentando suas possiblidades de escopo; os fabricantes poderão se especializar e se internacionalizar e novas oportunidades aparecerão na aplicação da Internet das Coisas à Automação Residencial.

 

 

A AURESIDE está pronta a ajudar, orientar e fomentar esta transição